"Quanto mais carga, melhor eu fico. Quanto mais eu treino, mais resultado eu ten...
"Quanto mais carga, melhor eu fico. Quanto mais eu treino, mais resultado eu tenho."
Verdade! Mas será que você está sabendo dosar esse treino a mais?
Embora seja comum, esse raciocínio não é correto, e pode gerar uma série de disfunções e lesões nos atletas.
A sobrecarga é um princípio do treinamento que deve ser aplicado no dia a dia dos atletas. Ela que é responsável pela melhora e evolução, no entanto, para não causar problemas, a sobrecarga deve ser progressiva. Uma sobrecarga de peso, tensão ou de repetições, é uma das principais causas de lesões entre atletas e praticantes dos mais diversos esportes. E é por isso que é importante ter o acompanhamento de um profissional capacitado para planejar e acompanhar o controle das cargas do treino.
O aumento da demanda esportiva deve estar aliado ao aumento da capacidade do atleta suportar o treino. O que isso quer dizer? Não adianta aumentar a quantidade de competições e de treinos bruscamente, sem antes preparar o corpo para esses estímulos aumentados.
O ideal é que esse aumento de carga seja gradativo, que obedeça a individualidade biológica de cada pessoa, e os objetivos traçados para cada fase.
Lembre-se sempre: UM DEGRAU DE CADA VEZ!
Se você gostou dessa informação, curte, salva, e manda pra um amigo pra ele aprender também!
#sports #fisioterapia #fisioesportiva #karate #fight #wkf #karateshotokan #sportsinjury #injuryprevention #carga #training #sportstraining